Home / Saúde e Bem Estar / Como melhorar a coordenação motora do bebê?

Como melhorar a coordenação motora do bebê?

Se você deseja saber como melhorar a coordenação motora do bebê, saiba na realidade todos os desenvolvimentos da criança podem ser auxiliados e estimulados com as aulas de natação.

Normalmente, o bebê já se encontra adaptado ao meio líquido desde o momento da gestação, sendo capazes de realizar inúmeros movimentos natatórios, além de demonstrar diversos reflexos, os quais são muitos comuns na infância.

Assim, tudo ocorre por meio de estímulos estereoceptivos, isto é, exercícios que procuram tornar mais fácil o desenvolvimento dos órgãos sensoriais do bebê, como o tato, o olfato, a visão e a audição.

Entenda mais como melhorar a coordenação motora do bebê

Para que você saiba mais como melhorar a coordenação motora do bebê, entenda que o ideal é que você o coloque a partir dos seis meses de idade em aulas de natação.

Além disso, é ideal que as músicas também procurem fazer parte das aulas, pois isso é capaz de estimular a memória e ainda aumentar o vocabulário de maneira significativa.

Mas, vale lembrar que são diversos os benefícios que a natação pode garantir aos bebês, onde além de melhorar a coordenação motora, ele ainda ajuda nas noções de espaço e tempo, prepara a criança de forma psicológica e neurológica para se auto salvar, estimula o apetite, aumenta a resistência respiratória e muscular, e muito mais.

Vale lembrar ainda que um dos momentos que são mais importantes na natação para bebês é o fato do exercício constante que eles têm com os pais, onde é a inteligência emocional que por meio de exercícios específicos faz com que haja um vínculo e aproximação entre os bebês, os pais e os professores.

Sendo assim, procurar ambientar os bebês com exercícios em ambiente aquático é ótimo para a saúde, pois estimula as capacidades motoras e psicológicas da criança, além é claro de ser uma grande diversão entre os pais e os bebês.

Outro grande benefício da natação para bebês é em relação ao sistema cardiorrespiratório, onde no momento das atividades, são sempre exigidos diversos movimentos em que a criança que nada, respira melhor e corre menores riscos de sofrerem com problemas do coração.

Além disso, as dificuldades quanto ao sono do bebê é outro ponto positivo com a prática da natação para bebês, pois o exercício no meio líquido faz com que as crianças durmam melhor, além de ficarem mais descansados e calmos.

No entanto, para realizar as atividades na água, é preciso que o professor busque orientar os pais a respeitarem os limites das crianças e procurar estimula-las com atividades que sejam diferentes conforme a idade.

Geralmente, entre os seis meses e um ano, é comum que se trabalhe a flutuação, respiração, propulsão e potência da criança. Além disso, os pais quando entram na água com os bebês, acabam tendo uma incrível experiência, explorando um momento bastante especial.

É importante falar ainda que a natação para bebês faz com que haja uma sociabilização com outras crianças, onde nesse caso, tal esporte deve procurar ser visto como uma diversão, e não como uma obrigação. Assim, as atividades devem ser realizadas de forma lúdica e recreativa.

Com isso, podemos dizer que a natação para bebês é uma excelente maneira de desenvolver a coordenação motora e a cognição da criança, onde antes dos cinco anos de idade, a criança possui a capacidade de desenvolver até 90% do seu cérebro para o resto da vida.

Dessa forma, se você queria saber como melhorar a coordenação motora do bebê, saiba que a natação é a melhor opção, pois nessa idade as crianças ainda não são capazes de coordenar corretamente os movimentos. Sendo assim, procure agora mesmo pela Academia Pratique Fitness.

Sobre rafael

Veja Também

O muay thai queima gordura localizada?

O muay thai queima gordura localizada? Se você deseja iniciar no muay thai trocando a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *