Home / Artes Marciais / Conheça a História do Jiu-Jitsu

Conheça a História do Jiu-Jitsu

Muitos conhecem essa arte marcial, mas uma grande parcela não sabe ao certo como é a história do Jiu-jitsu – isso é uma grande pena, porque é realmente um contexto bastante interessante!

Mas, se você faz parte da parcela de pessoas que não sabe ao certo como essa arte marcial surgiu, já pode começar a comemorar! Isso porque esse conteúdo será dedicado a lhe ajudar a conhecer melhor esse aspecto!

Seja no contexto do Jiu-jitsu brasileiro ou no restante do mundo consiste em uma arte marcial de raiz fincada no Japão!

Basicamente ela se utiliza de golpes de alavancas, pressões e torções que permitem com que o oponente seja levado ao chão e posteriormente ser dominado.

De maneira mais literal, Jū em japonês quer dizer “suavidade”, “brandura”, enquanto Jutsu, “arte”, “técnica”. – é daí que seu sinônimo literal refere-se à “arte suave”.

Quer se inteirar mais sobre o que permeia a origem dessa modalidade esportiva e mais detalhes que lhe ajudarão a se encantar mais ainda por essa arte marcial?

Então continue conferindo o conteúdo a seguir desse artigo e descubra mais detalhes sobre a história do Jiu-jitsu! Veja agora mesmo e se surpreenda!

História do Jiu-jitsu – vale a pena conhecer e se interessar!

A origem secular dessa arte marcial, como em grande parte de outras artes ancestrais, não tem um apontamento muito preciso.

O que se pode constatar é que estilos de lutas semelhantes foram identificados em diversos povos tanto da Índia quanto da China ainda nos séculos III e VIII.

Algo que há certeza é que todo o seu ambiente de desenvolvimento e também refinamento são de escolhas de samurais, bem como a casta guerreira do Japão feudal.

Sua criação pode ser associada ao fato de que junto ao campo de batalha ou até mesmo outros perfis de enfrentamento, os samurais poderiam acabar ficando sem as suas armas, como espadas ou lanças!

Quando isso acontecia era necessário contar com uma espécie de plano B, ou seja, outros métodos de defesa que não dependem exclusivamente do uso de armas.

Por meio de golpes traumáticos não havia uma efetividade e isso se dava basicamente porque os samurais tinham de usar armaduras no campo de batalha e foi aí que as quedas e torções passaram a ser mais eficientes.

Daí então nascia o que hoje conhecemos como Jiu-jitsu e sua contraposição ao kenjitsu bem como de outras artes marciais consideradas até mesmo mais rígidas.

A arte marcial que ganhou novos caminhos com o passar dos tempos!

Essa arte marcial acabou conquistando novos rumos com o passar de muitos anos e isso se deu principalmente por um dos maiores instrutores da arte que era integrante da escola japonesa Kodokan.

Com o intuito de ganhar o mundo e também conseguir aprovação de sua eficiência acerca de suas técnicas de estrangulamento e chaves de braços Mitsuyo Maeda se dedicou muito.

Maeda colecionou muitas histórias em solo brasileiro e com a ajuda do brasileiro Conde Koma (que chegaram a lutar um contra o outro) que foi promovido o primeiro campeonato por aqui.

Esse campeonato ajudou a promover essencialmente o esporte que até então era desconhecido no Brasil e ainda permitiu que fossem estabelecidas as primeiras regras, das quais muitas ainda são aplicadas até hoje!

Com o passar dos anos surgiram muitos atletas de renome no Brasil, sendo que a tradição ainda se mantém junto à família Gracie!

Esse foi um breve resumo da história do Jiu-Jitsu que é tão rica e interessante! Esse é um esporte que realmente vale a pena conhecer

Sobre rafael

Veja Também

O muay thai queima gordura localizada?

O muay thai queima gordura localizada? Se você deseja iniciar no muay thai trocando a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *