Home / Artes Marciais / Jiu jitsu Nas Olimpíadas

Jiu jitsu Nas Olimpíadas

Os jogos olímpicos são de fato o sonho de muitos atletas, principalmente os praticantes de lutas marciais – porém, o Jiu jitsu nas olimpíadas ainda não é um fato consumado! Mas, afinal, qual o motivo?

A luta marcial, que acabou sendo amplamente consolidada no Brasil, principalmente por conta da família Gracie, se tornou basicamente o sonho de muitos atletas, – muitos, inclusive querem viver o sonho das lutas marciais nas olimpíadas!

Mas, esse ainda é um forte questionamento, visto que o Jiu jitsu ainda não é uma luta olímpica! E entender o motivo disso acaba sendo um grande desafio, uma vez que ainda não é algo possível!

Existem diversos motivos que permitem justificar o motivo do Jiu jitsu nas olimpíadas ainda não ser uma realidade! E isso basicamente pode ser entendido ao se confirmar mais de perto como agem os órgãos responsáveis por decidir a sua inclusão no programa.

O órgão responsável por tal façanha é o COI (Comitê Olímpico Internacional). Porém, é importante destacar que esse não é o único ponto que gera tal realidade!

Mas, afinal, porque o Jiu jitsu nas olimpíadas ainda não é uma realidade? Para poder entender isso, é preciso ir ao encontro de informações mais assertivas!

Jiu jitsu nas olimpíadas – O que ainda gera tal impedimento? Entenda agora mesmo!

É fundamental deixar claro que para que um esporte faça parte ou não dos jogos olímpicos, é necessário que uma outra modalidade esportiva acabe sendo retirada, ou seja, isso depende basicamente de um processo bastante minucioso a ser realizado pelo Comitê Olímpico Internacional – COI!

Um outro aspecto que precisa ser levado em conta, é sobre o entendimento de que um esporte somente poderá ser considerado olímpico se ele seguir à risca algumas regras!

Nesse caso, esse esporte deverá ser praticado em pelo menos 75 países e também em 4 continentes (para homens), e em 40 países e 3 continentes (mulheres).

Outro detalhe que chama sobre as lutas marciais nas olimpíadas é que o esporte em questão, mesmo que não seja incluso no programa olímpico, ele tem a possibilidade de ser reconhecimento pelo Movimento Olímpico.

NO caso desse critério citado acima, ele pode até mesmo ser considerado o primeiro passo para que um esporte seja de fato um esporte seja incluído junto ao programa.

Outro ponto importante, é que para que um esporte possa conquistar esse patamar, é necessário ainda que a Federação Internacional exista pelo prazo mínimo de dois anos.

Além disso, é preciso que se possa provar que há não somente o caráter olímpico relacionado, como também um estatuto!

Jiu jitsu Nas Olimpíadas

Jiu jitsu nas olimpíadas – será quem em 2020 isso pode mudar?

Essa é ainda uma pauta que gera muita divergência entre os apaixonados e praticamente do Jiu jitsu e naturalmente esse assunto ganhou mais destaque recentemente por conta da proximidade com as olimpiadas!

O Jiu jitsu nas olimpíadas é um sonho que ainda não saiu do papel, visto que a mobilização sobre a sua inclusão ainda se restringe a quem vivencia o seu universo, e não por todos!

Mas, conforme os anos passam o apelo de que finalmente a luta seja incluída no programa olímpico é algo mais e mais latente – o que falta mesmo são apenas acertar os acertos burocráticos e trâmites, conforme já citado até aqui!

Por enquanto, o Jiu jitsu nas olimpíadas ainda não é uma realidade, mas isso é algo que poderá ter grandes chances de mudar, talvez não para 2020, mas para as futuras edições! Resta saber quando e manter a torcida que isso mude logo, não é mesmo?

 

 

 

Sobre rafael

Veja Também

Tudo sobre o Muay Thai história completa!

Tudo sobre o Muay Thai história completa!

Começar a praticar uma arte marcial exige que você estude e pesquise bastante. É importante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *