Home / Musculação / Musculação para gestantes: o que você precisa saber

Musculação para gestantes: o que você precisa saber

Se você está interessada em começar a praticar musculação para gestantes, mas não sabe se esse é um bom exercício, é importante ler esse conteúdo.

A gestação é um período muito delicado, e que exige que a mulher tenha muito cuidado com a sua saúde. E muitas vezes os médicos obstetras indicam que a gestante pratique algum exercício físico.

Mas se você não sabe sobre musculação para gestantes, pode ter dúvidas e até mesmo preconceitos com relação a esse assunto. No entanto, veja agora quais são os benefícios de se exercitar durante a gravidez, e descubra se a musculação é indicada para esse período.

Musculação para gestantes é segura?

Muitas mulheres grávidas têm receio em fazer qualquer tipo de exercícios – inclusive a musculação para gestantes – pois temem que possa ocorrer um aborto por conta do esforço físico.

Mas, é importante considerar que qualquer exercício físico feito com o acompanhamento de um médico e também com a orientação de um educador físico, os riscos se tornam mínimos.

Por isso, as gestantes não devem ter receio em praticar exercícios. E no caso da musculação para gestantes, trata-se de uma atividade extremamente benéfica para o corpo e para a saúde.

Quais são os benefícios da musculação para gestantes?

A prática de exercício físico faz bem para qualquer pessoa, em qualquer condição. E para as gestantes os benefícios são ainda mais acentuados. Afinal, nessa fase ocorrem inúmeras alterações no organismo da mulher.

  • Manutenção do peso:

A manutenção do peso é sempre um ponto de atenção durante a gravidez. Isso porque, naturalmente, durante a formação do feto, a mulher tende a ganhar uns quilos.

Mas o problema é que muitas acabam engordando muito, e com isso comprometem a própria saúde e também a saúde do bebe que está em crescimento no útero. E uma das indicações para contornar esse problema é praticar musculação para gestantes.

  • Melhora da circulação:

Outro problema muito comum durante a gravidez é a circulação, que fica comprometida, causando inchaços e dores nas pernas. Com a prática de exercícios físicos, inclusive a musculação para gestantes, você pode prevenir isso.

Fortalecimento das articulações é essencial para mulheres grávidas!

Uma das queixas mais frequentes das mulheres durante o período de gestação é com relação as muitas dores nas articulações. Isso acontece porque o corpo precisa, de repente, aprender a lidar com um peso extra.

E esse peso extra pode trazer incômodos variados. A melhor maneira de evitar isso é promovendo um fortalecimento das articulações, e melhorando a flexibilidade. E isso pode ser obtido através de exercícios físicos.

  • Cuidados na hora do treino:

Existem inúmeros cuidados a serem tomados na hora do treino, que vão garantir a sua segurança e saúde de seu bebê. A começar por buscar orientação de seu médico a respeito da musculação para gestantes.

Somente com o aval desse profissional é que você deverá começar a praticar exercícios – isso serve para qualquer tipo de atividade, e principalmente para a musculação para gestantes.

Faça alongamento e aquecimento antes de começar a treinar!

Outro ponto de extrema importância é que você faça alongamento e aquecimento antes de começar a praticar o exercício físico. Isso vai ajudar o seu corpo a “despertar” para a atividade, evitando dores e lesões.

Tudo isso poderá ser ainda mais eficiente e seguro se você fizer musculação para gestantes com a ajuda de um Personal trainer.

Pronto! Essas são as nossas dicas para que você comece a praticar musculação para gestantes. Saiba que a gestação exige muitos cuidados, mas não deve ser um empecilho para que você pratique atividades – exceto em casos de risco, e quando há indicação de repouso.

Sobre rafael

Veja Também

O muay thai queima gordura localizada?

O muay thai queima gordura localizada? Se você deseja iniciar no muay thai trocando a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *