Home / Artes Marciais / O Jiu-Jitsu masculino

O Jiu-Jitsu masculino

O Jiu-Jitsu masculino é uma arte marcial japonesa que foi trazida para o Brasil em torno de 1914, quando o mestre Mitsuyo Maeda, conhecido como conde Koma, veio com a missão diplomática de difundir a luta pelo mundo.

Depois disso, o esporte se popularizou muito no Brasil e, em pouco tempo, se tornou a arte marcial mais aclamada dentre os torneios de MMA e academias brasileiras. Desde então, ele já percorreu um longo caminho e aprimorou as suas técnicas.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a modalidade masculina do Jiu-Jitsu nas academias brasileiras, como ele funciona, quais são as técnicas, quem são os destaques no esporte e, principalmente, quais os benefícios dessa luta.

O Jiu-Jitsu masculino

O que é e como funciona o Jiu-Jitsu masculino?

O Jiu-Jitsu masculino é uma modalidade do Jiu-Jitsu praticada por homens, que segue todas as técnicas e movimentos ensinados no Jiu-Jitsu brasileiro.

Em sua plenitude, o Jiu-Jitsu não é um esporte de força bruta, mas sim de técnicas inteligentes de imobilização, torções e estrangulamento que usam a força do oponente contra ele próprio até levá-lo à desistência.

Por isso, ele pode ser praticado por qualquer pessoa e, em uma luta, o tamanho, peso e força do adversário não fazem diferença. É uma luta baseada na inteligência, foco, técnica e disciplina.

Quais são os benefícios do Jiu-Jitsu para o corpo e para a mente?

Por ser uma luta que não visa apenas a força bruta, mas sim a inteligência, o controle e a saúde mental, além da disciplina e do caráter de lutador, o Jiu-Jitsu masculino pode acarretar uma série de benefícios para quem o pratica.

Ele pode ajudar de diversas formas a desenvolver tanto o corpo e o físico do lutador, quando as suas capacidades mentais e psicológicas. Quem disse que esporte é saúde e auto cuidado tinha razão! Confira, a seguir, os principais benefícios:

  • Defesa pessoal

O Jiu-Jitsu masculino é uma luta de defesa pessoal e, portanto, ajuda a melhorar e desenvolver as habilidades de imobilização e outras técnicas que permitem o praticante vencer qualquer oponente.

  • Diminuição do estresse

O esporte também ajuda a aliviar os níveis de estresse e ansiedade, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida do praticante.

  • Definição corporal e perda de peso

Por mais que não seja um esporte que exige força muscular bruta, o Jiu-Jitsu pode sim ajudar a definir os músculos, queimar gorduras e definir o físico do praticante.

  • Sistema cardiovascular e respiratório

Como todo esporte, o Jiu-Jitsu também melhora a circulação sanguínea e ajuda no controle da respiração, o que é ótimo para quem possui algum problema relacionado com esses fatores. E, como é uma luta de pouco impacto, serve bem como parte do tratamento desses sistemas.

  • Desenvolvimento e melhoria dos reflexos

No Jiu-Jitsu masculino, é necessário sempre estar atento a qualquer movimento do adversário. Por isso, as habilidades e o reflexo do praticante acabam sendo exercitados amplamente e se tornando cada vez melhores e mais apurados.

  • Desenvolvimento do caráter

Além de tudo, o Jiu-Jitsu passa para os seus praticantes valores como trabalhar sob pressão, ter paciência, ter persistência para vencer, respeitar o próximo e, acima de tudo, a ter a capacidade de superar.

Por isso, ele ajuda a construir um caráter sólido e típico de um bom lutador e também de uma boa pessoa.

Campeões do Jiu-Jitsu masculino

Dentre os principais destaques do Jiu-Jitsu masculino temos Bruno Malfacine, do Rio de Janeiro, Marcus Almeida (Buchecha), de São Paulo e Leandro Lo, o atual campeão mundial de Jiu-Jitsu Brasileiro, também de São Paulo.

Portanto, o Jiu-Jitsu masculino é uma arte marcial bastante positiva e popular no Brasil e no mundo, que já conquistou diversos lutadores com a sua filosofia e técnicas aprimoradas.

Sobre rafael

Veja Também

Tudo sobre o Muay Thai história completa!

Tudo sobre o Muay Thai história completa!

Começar a praticar uma arte marcial exige que você estude e pesquise bastante. É importante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *