Home / Saúde e Bem Estar / Academia Na Adolescência – Benefícios E Perigos

Academia Na Adolescência – Benefícios E Perigos

Praticar academia na adolescência tem se tornado algo cada vez mais comum. Há dois motivos para isso: a crescente preocupação com a saúde e, também, a necessidade de entrar nos padrões de beleza cada vez mais cedo.

O segundo motivo, apesar de parecer maléfico, estimula os jovens – antes muito sedentários – a praticar atividades físicas, sendo estas de suma importância para a saúde e qualidade de vida.

Apesar de ser uma atividade mundialmente famosa pelos seus benefícios, os adolescentes devem tomar muito cuidado na hora de praticar os exercícios de musculação, pois existem alguns riscos atrelados a ele.

Academia na adolescência: principais benefícios

Começando pela parte boa, os benefícios de praticar academia na adolescência são diversos. Muitos deles, inclusive, são válidos para qualquer idade. Isso mostra, mais uma vez, a importância das atividades físicas.

  • Perda de peso

Esse é um dos benefícios que os adolescentes mais buscam. Uma hora de academia pode chegar a gastar mais de 500 calorias. A gordura vai sendo substituída pela massa magra ao decorrer das semanas.

  • Tonificação muscular

Para muitos adolescentes, principalmente os meninos, a tonificação muscular é o grande objetivo dos exercícios físicos.

  • Agilidade e elasticidade

A agilidade e elasticidade/flexibilidade são dois potenciais trabalhados durante as atividades físicas.

  • Fortalece o sistema cardiovascular e imunológico

Praticar exercícios físicos traz benefícios imensuráveis para os sistemas cardiovascular e imunológico. Adolescentes não se atentam muito a isso, mas prezar pela boa saúde desde cedo é fundamental.

  • Diminui índices de colesterol

Os jovens têm apresentado índices altos de colesterol cada vez mais cedo. Nessa idade, as atividades físicas são as principais recomendações, evitando, assim, o uso de medicamentos.

  • Combate o estresse, ansiedade e depressão

A academia na adolescência é uma ótima maneira de trabalhar a saúde mental. Os adolescentes se sentem sobrecarregados com tanta cobrança profissional e pessoal, focar nesse aspecto da vida é muito importante.

  • Dá mais disposição para o dia a dia

Apesar de parecer contraditório, já que as atividades físicas gastam a energia, a musculação ou qualquer outro exercício físico traz muita disposição para o dia a dia.

  • Melhora a qualidade de vida

Não apenas dos adolescentes, mas qualquer pessoa que pratica atividades físicas sente a melhoria na qualidade de vida.

Academia na adolescência: os principais perigos

Já foi possível observar que a academia na adolescência é uma opção muito benéfica e recomenda-se a sua prática. As vantagens citadas anteriormente são apenas as principais, indo muito além delas!

Entretanto, há alguns perigos ao praticar exercícios físicos, principalmente musculação, na adolescência.

O maior deles se consiste em fazer os exercícios de maneira incorreta. Isso pode ser o precursor de sérios problemas na coluna, joelho e outras partes do corpo.

Outra questão importante é a frequência e a quantidade de peso utilizada em cada equipamento. Tudo deve ser feito com cautela e sem ultrapassar os limites. Lembrando que as atividades devem ser praticadas com moderação para que sejam efetivamente benéficas.

Contar com um profissional habilitado reduzem os riscos

Em contrapartida, esses riscos podem ser drasticamente reduzidos quando há a presença de um profissional habilitado e qualificado para conduzir os exercícios.

A ajuda profissional é fundamental em qualquer idade, mas para adolescentes e idosos ela se torna ainda mais importante.

Nesse cenário, é imprescindível buscar por academias que ofereçam uma boa estrutura e uma boa equipe, garantindo que as atividades físicas tragam apenas os benefícios.

Resumindo, a academia na adolescência é algo extremamente recomendado, mas o aluno ou aluna deve procurar por um atendimento de qualidade e sempre ficar dentro dos seus próprios limites. Uma dica? A Pratique Fitness conta com os melhores profissionais da região.

Sobre rafael

Veja Também

Como melhorar a coordenação motora do bebê?

Se você deseja saber como melhorar a coordenação motora do bebê, saiba na realidade todos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *