Home / Academia / Academia Na Adolescência E Seus Perigos

Academia Na Adolescência E Seus Perigos

A academia é um sonho que muitas pessoas têm atualmente. Assim como a sociedade em geral, construir um corpo saudável e bonito é um objetivo de várias pessoas que começam a academia na adolescência.

Mas nem tudo é seguro e saudável. Sim! A academia pode oferecer riscos, quando não é feita de maneira segura por seus praticantes.

Ainda que a academia possa ser uma boa pedida para a fase adulta, na adolescência malhar pode oferecer muitos danos ao jovem.

Listamos a seguir informações que podem alertar sobre os perigos de fazer academia na adolescência.

Por que é perigoso fazer academia na adolescência?

Por mais que ter um corpo bonito e saudável seja uma aspiração para muitos jovens, é importante pensar nos perigos que fazer academia na adolescência podem trazer.

Como todos sabem, a adolescência é um período de muitas mudanças para os jovens. Tanto no seu emocional, quanto para seu próprio corpo. Muitas mudanças começam a acontecer e é preciso ter cuidado com os perigos de fazer academia na adolescência.

Dessa maneira, é importante pensar em maneiras de alertar os jovens sobre as atenções que devem ser tomadas sobre as desvantagens de ir à gym na juventude.

Alguns alertas sobre os perigos de fazer academia na adolescência

  • Musculação e estirão

Você já deve saber que a adolescência e juventude são períodos de mudança para o corpo dos adolescentes. Ao mesmo tempo em que seu humor e seus pensamentos mudam, é nesse momento que os meninos passam por uma fase de intenso crescimento.

Você pode ter percebido isso com você, ou mesmo com seus colegas de turma.

Esse crescimento é algo muito natural e recebe o nome de “estirão”.  Mas ele pode ser afetado, caso o adolescente não tome os cuidados necessários nessa fase da vida.

Quando o jovem começa a fazer musculação nesse período, pode afetar a estrutura desse crescimento e até mesmo sua coluna.

Assim, a musculação pode impedir que o adolescente desenvolva o corpo e prejudica o crescimento do adolescente, revelando-se como uma vilã e um dos perigos de fazer academia na adolescência.

  • O “hormônio do crescimento” IGF-1

Um elemento que ajuda no crescimento que citamos acima, o “estirão” dos meninos,chama-se hormônio IGF-1, também conhecido como hormônio do crescimento.

Fazer academia na adolescência pode prejudicar a produção desse hormônio no corpo do adolescente, prejudicando o crescimento do jovem.

Desse modo, é interessante priorizar o desenvolvimento natural do adolescente, evitando os perigos de fazer academia na adolescência.

  • Retardamento da primeira menstruação

Assim como os meninos, muitas garotas sentem vontade de fazer academia. Mas ela também pode ser prejudicial para o corpo feminino.

Os perigos de fazer academia na adolescência podem aparecer afetando a produção de hormônios que levam à menstruação.

Dessa maneira, o corpo feminino, que iria se desenvolver naturalmente, acaba sendo afetado por agentes externos, que prejudicam o crescimento pleno do jovem.

Então, será que devo fazer academia na adolescência?

É claro que manter o corpo saudável e em movimento é importante e a academia na adolescência parece uma boa ideia.

Mas, como observamos anteriormente, a academia não é a melhor maneira para você que ainda não tem o corpo totalmente desenvolvido.

Por isso, caso você queira se manter saudável e em movimento, é interessante optar por outras alternativas, como esportes em grupo – futebol, vôlei e basquete podem ser interessantes.

Além de ajudar a fazer amigos, esses esportes podem oferecer o corpo saudável e interessante que você deseja.

Sobre rafael

Veja Também

4 Exercícios De Academia Para Crianças

Saber quais são os exercícios de academia para crianças é essencial para os pais poderem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *