Home / Dança / Zumba / Benefícios da Zumba para crianças

Benefícios da Zumba para crianças

A zumba é um esporte que combina dança com exercícios aeróbicos e tem conquistado cada vez mais adeptos. Porém, o exercício não é só para adultos. As crianças também podem praticar e há muitos benefícios da zumba para crianças.

A prática de esporte é fundamental desde a infância, para prevenir doenças e ter uma vida saudável, e combinar o exercício físico com diversão é uma ótima alternativa para cativar as crianças e convencê-las a fazer atividade física.

A prática da zumba para crianças ajuda na flexibilidade corporal da criança, que ainda está em formação, e ainda previne a obesidade infantil, algo cada vez mais comum.

A coordenação motora melhora e por estar em fase de crescimento, a criança tende a ter mais consciência do corpo e dos movimentos.

Além de tudo, através da Zumba a criança tem contato com diversos tipos de música, inclusive com ritmos não tão conhecidos pelo público infantil, o que desperta a curiosidade dos pequenos para as novidades musicais.

A prática da zumba aumenta  ainda o desenvolvimento da  capacidade intelectual das crianças, além de promover o contato com outras crianças, fundamental para o desenvolvimento das habilidades sociais..

Diversão para todas as idades

Crianças de várias idades podem praticar a Zumba. A partir de 4 anos já é possível inserir a criança no meio da dança e da atividade física, aproveitando dos benefícios da zumba para crianças.

Crianças a partir de 04 anos já podem fazer Zumba. Normalmente, as turmas são separadas por idade, para que as aulas sejam de acordo com a idade das turmas, sem que haja sobrecarga de exercícios e que as brincadeiras também sejam compatíveis com a idade da turma.

Os adultos procuram a Zumba principalmente pela realização de uma atividade física, mas isso não acontece diretamente para as crianças, que querem sempre brincar e se divertir.

As crianças estão sempre procurando algo para se divertir e para interagir entre si. Assim, a zumba é uma ótima alternativa para inserir a criança no meio da atividade física de modo gradual e divertido, pois através da dança a criança se exercita sem perceber.

A energia das aulas de zumba são ótimas distrações para as crianças e faz com que a aula seja um momento de muita diversão, levando a criança a uma vida mais saudável.

Além da dança normal da Zumba, também é possível inserir jogos e outros elementos educativos para as aulas das crianças. Isso estimula ainda mais a participação e deixa a aula mais dinâmica e divertida.

A zumba e a formação da criança

Introduzir a dança na infância faz com que a criança se habitue com atividades físicas e a pratique durante toda a vida, sendo sempre saudável e mantendo a saúde em boas condições.

A zumba para crianças transmite valores importantes na formação da criança, como trabalho em equipe, liderança e cultura, além de estimular a criatividade e gastar a energia acumulada, que é sempre maior nas crianças.

A prática da zumba ajuda no desenvolvimento da criança e melhora o desenvolvimento escolar, pois tendo uma rotina de exercícios, a criança melhora a disciplina, tem consciência de compromissos e se torna mais engajada nas atividades.

As crianças deverão praticar a zumba de modo leve, sem imposições, para que seja algo gratificante e estimulante. Os pais tem papel fundamental nessa questão, pois o incentivo gera a curiosidade da criança.

O importante é fazer com que a criança se sinta confortável na realização da Zumba, se exercitando com supervisão do professor, com espírito de descoberta sobre a atividade e acima de tudo, se divertindo e sendo criança, sendo esse o principal objetivo da zumba para crianças.Na Pratique Fitness você encontra um tanto de aulas

Sobre rafael

Veja Também

Investir em 2020

Muitas pessoas estão em busca de opções para investir em 2020, e ter sucesso nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *