Home / Hidroginástica / Como exercícios na piscina podem auxiliar na fisioterapia do joelho

Como exercícios na piscina podem auxiliar na fisioterapia do joelho

Como exercícios na piscina podem auxiliar na fisioterapia do joelho? Essa dívida pode instigar muitas pessoas. Pensa-se que a prática continua de algum exercício, pode desencadear na lesão de alguma articulação, causando desconforto e piorando a lesão já existente. Mas não se preocupe.

Ao contrário do que pensam, a natação é a atividade física com o menor índice de lesões! Dentro da água, seu corpo não precisa de esforço nos joelhos e pés para sustentar o peso.

Desde que você esteja acompanhado de um profissional, nenhuma lesão será causada ou comprometida, caso já exista. Você vai forçar delicadamente os ligamentos das articulações, podendo ser um exercício que vá auxiliar muito na reabilitação de uma articulação.

Os benefícios da piscina para o corpo lesionado

Como citado anteriormente, todas as articulações do corpo podem sim receber fisioterapia através da natação. O nome técnico da fisioterapia na água é; Hidroterapia. Pode acontecer dela ser praticada com a pessoa sozinha na piscina, juntamente com o fisioterapeuta.

Também pode auxiliar na reabilitação após uma cirurgia, feita tanto em tendões, ossos e articulações.

Surpreendentemente, tem o poder de tratar e aliviar doenças crônicas no joelho, e o melhor de tudo é que em nenhum momento isso vai causar algum tipo de dor ou desconforto.

Dentre todos os benefícios que a pessoa lesionada irá receber, ela também vai fortificar os demais músculos do corpo, melhorar a circulação do sangue e precaver doenças cardiovasculares. Auxiliando juntamente na eliminação de peso.

Precauções antes de praticar fisioterapia na piscina

Caso você tenha uma lesão séria, não é recomendado que você faça a prática da natação sem a ajuda de um profissional. Nem toda piscina oferece o recurso de hidroterapia. Mas no caso de pequenas lesões ou dores, você encontrará na água, uma grande aliada para aliviar toda a dor.

Trazendo alívio para doenças crônicas nos joelhos

Pelo simples fato de que dentro da água, os joelhos não precisam sustentar o peso do corpo, o alivio é imediato.

A prática pode lhe trazer também o alivio constante. Você estará fazendo nada mais que aumentando a resistência do local da dor.

Reabilitações pós cirúrgicas

Demais exercícios correm o risco de lesionar a articulação, tendão ou osso recém operado. A natação é sempre indicada por ajudar no tratamento, fortificação e dor. Assim como exercícios na piscina podem auxiliar na fisioterapia do joelho após uma cirurgia, também pode ajudar nos demais casos.

Tipos de lesões que podem ocorrer nos joelhos

Não é apenas um tipo de lesão que pode ocorrer em um joelho. O joelho é composto de vários ossos e ligamentos. Trazendo a possibilidade de ocorrerem múltiplas lesões;

  • Tendinite; que nada mais é do que a inflamação nos tendões, causada por movimentos repetitivos, descuidados ou exercícios físicos que exigem muita força.
  • Lesão no ligamento medial; ocorre quando o joelho fica exposto a muitos impactos, quedas e pancadas fortes.
  • Fratura; um osso quebrado após um impacto muito grande, geralmente só pode ser atendido através de cirurgias.
  • Bursite; é uma doença inflamatória causada por impactos e esforços musculares, infelizmente ela acaba se tornando uma doença crônica.

Após entender como exercícios na piscina podem auxiliar na fisioterapia do joelho, as causas, precauções e os vários tipos, lembre-se sempre de perguntar para o profissional que lhe auxiliará, se você pode tratar ou precaver uma lesão, através de uma piscina que não é própria para o tratamento. Se interessou? Clique nesse link e receba as informações que se en                                                          caixem no seu caso.

Sobre rafael

Veja Também

Franquia de academia a venda

Achar uma boa franquia de academia a venda pode não ser muito fácil, inegavelmente. A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *