Home / Saúde e Bem Estar / Como Ter Mais Energia E Disposição?

Como Ter Mais Energia E Disposição?

A sensação de estar sem disposição e sem energia é comum, principalmente nos tempos atuais, em que as pessoas estão mais atarefadas durante a maior parte do dia. Portanto, é normal se sentir assim, desde que seja de forma moderada.

Contudo, existem situações em que a falta de energia e disposição é excessiva, o que pode comprometer a saúde e bem estar. Nesses casos, é indicado mudar alguns hábitos  que possam estar te atrapalhando.

Algumas coisas que podem causar a falta de energia e disposição

  • Estar sempre em stress continuo.

O stress pode ter vários malefícios para o seu corpo. Todos sabemos que não podemos evitar passar por situações estressantes, mas a forma como lidamos com o stress pode influenciar muito. Estudos mostram que pessoas que não tentam controlar  e lidar com o stress tendem a ter dias mais exaustivos, sem energia e disposição. Níveis elevados de estresse levam a fadiga também.

  • Péssima qualidade de sono.

Ter um sono de má qualidade também influência pro baixo nível energético, Isso porque, durante o sono, o organismo segue em atividade, recuperando mente e corpo por meio da ação de hormônios reguladores do metabolismo. Portanto, é importante que o sono seja tranquilo e dure uma quantidade satisfatória de horas, como por exemplo no mínimo 7 horas e no máximo 9 horas.

  • Sedentarismo.

A falta de exercícios físicos regular também esta fortemente ligado a baixos níveis de energia. Estudos dizem  que exercícios físicos podem diminuir a fadiga, mesmo em  pessoas saudáveis quanto em indivíduos com alguma doença. Portanto várias pessoas afirmam que a falta de disposição é a principal razão para não praticarem exercícios.

  • Pouco consumo de proteínas.

O consumo de proteínas ajuda o organismo a manter os níveis adequado de energia. Sendo assim, aqueles que consomem poucas proteínas podem apresentar sintomas associados a baixos índices energéticos, como o cansaço.

Afinal, como ter mais energia e mais disposição?

Existem várias maneiras, desde alimentos, vitaminas, hábitos e até mesmo remédios. Aqui vamos dar algumas dicas para você que quer melhorar sua energia e sua disposição.

4 Alimentos que podem dar mais energia e disposição:

  1. Banana- A banana é uma fruta rica em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.
  2. Água de coco– A água de coco é considerada uma bebida energética natural e tem fontes de vitamina e mineiras importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição.
  3. Açaí– O açaí é uma fruta típica brasileira, rica em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do organismo.
  4. Chá verde– O chá verde é uma fonte de cafeína (acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal) que aumenta a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina.

Hábitos que podem ajudar no aumento de energia e disposição.

  • Aprenda algo novo: É sempre bom aprender algo novo, assuntos interessantes deixa o corpo desperto cheio de energia.
  • Escute músicas: A música tem a capacidade de qualquer humor, mesmo que esteja ouvindo apenas no seu fone de ouvido, então escute a seu favor, coloque músicas do estilo de sua preferência e se divirta.
  • Procure não ficar parado(a): Não necessariamente você precisa ir a academia ou caminhar para não ficar parado, faça algo que goste, por exemplo, algum esporte como tênis, futebol, vôlei e por aí vai.

Caso você esteja com falta de energia e disposição extremo, o indicado é procurar um médico profissional, assim ele pode indicar algum medicamento e hábitos que você pode fazer sem correr risco algum.

Sobre rafael

Veja Também

O Que é Fibromialgia e Como a Academia Pode Ajudar?

Você sabe o que é fibromialgia? É uma doença ainda pouco conhecida e estudada, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *