Home / Artes Marciais / Entenda a Origem do Jiu-Jitsu

Entenda a Origem do Jiu-Jitsu

De acordo com muitos estudiosos, a origem do Jiu-jitsu pode ser considerada de forma inegável como sendo proveniente da Índia!

Essa constatação se dá basicamente porque os monges budistas eram os grandes criadores de uma série de formulários bem completos que envolviam como tema central os aspectos da defesa pessoal.

Na verdade os monges budistas foram os principais responsáveis e também idealizadores de uma das mais maneiras mais completa e até mesmo evoluída das artes dedicadas à defesa pessoal de que se tem noticia.

Essa arte é denominada como Jiu-jitsu, sendo ela também amplamente considerada como o “pai” de todas as outras lutas.

Para poder entender melhor acerca dessa modalidade é preciso levar em consideração como se dá a história do budismo. Isso porque, de acordo com os japoneses a arte marcial trabalha as técnicas de autodefesa.

E a autodefesa, de forma direta ou indireta são também ligadas à filosofia do pensamento budista, que visa promover que a autodefesa não requer o uso de força bruta, mas sim uma boa dose de inteligência!

Quer saber mais sobre tudo que permeia a origem do Jiu-jitsu? Então atente-se a compreender também todos os preceitos envolvidos no pensamento budista e os diferenciais envolvidos nessa arte marcial!

Origem do Jiu-jitsu – o “pai” de todas as outras lutas!

Um dos traços mais marcantes que engloba essa arte marcial consiste na filosofia zen, que é algo que surgiu simplesmente do budismo.

No Brasil, a origem da luta ocorreu com a chegada de um grande campeão mundial, sendo ele a lenda Mitsuyo Maeda, que também era bastante conhecido pelo codinome de Conde Koma.

Maeda conseguiu uma grande conquista por todos os países por onde passou, lutando sempre com diversas modalidades de luta que tinham um amplo domínio.

Maeda ainda fixou residência no Brasil, mais precisamente em Belém do Pará, onde teve a oportunidade de passar seus conhecimentos para ninguém mais, ninguém menos do que Carlos Gracie.

Posteriormente ele se mudou para o Rio de Janeiro com apenas 19 anos de idade.

Carlos Gracie não manteve os conhecimentos que obteve somente para si, sendo eu seus irmãos também foram beneficiados nessa arte marcial – e um deles foi Hélio Grace!

A primeira academia dos Grace foi criada ainda no ano de 1925 e foi nessa mesma época que a arte marcial passou a ser bastante difundida – na verdade, esse era um de seus grandes objetivos.

A família Grace se dedicou a revelar uma maior superioridade das técnicas dessa arte, e para tanto faziam lutas marcadas com diversas modalidades de outras lutas.

Nem é preciso dizer que as vitorias eram sucessivas e por isso a família Grace conseguiu conquistar uma importante notoriedade, ganhando até mesmo o status de invencíveis!

O Brasil abraçou o Jiu-Jitsu!

Com o decorrer dos anos o estilo brasileiro passou a ser parte integrante dessa arte marcial tão tradicional.

Isso porque foram somadas técnicas de aprimoramento para que o combate fosse sempre mais levado para o solo.

Tal aspecto ajudou a fazer com que o nosso país obteve um grande destaque em importantes campeonatos mundiais, trazendo até mesmo muitos títulos para casa!

Nos dias de hoje existem inúmeras academias, que não são de posse da família Grace, mas que ajudam a difundir de maneira ímpar essa arte marcial tão cheia de diferenciais e aspectos positivos.

Todo mundo pode praticar o Jiu-jitsu, e até mesmo mulheres e crianças podem se aproveitar de todos os potenciais aspectos positivos envolvidos na realização dessa luta!

E você? O que achou da origem do Jiu-jitsu? Certamente se render as suas técnicas pode ser uma forma de atribuir muitos benefícios para sua vida!

Sobre rafael

Veja Também

O muay thai queima gordura localizada?

O muay thai queima gordura localizada? Se você deseja iniciar no muay thai trocando a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *