Home / Hidroginástica / Exercícios na piscina para AVC

Exercícios na piscina para AVC

O acidente vascular encefálico pode deixar sequelas que demandam tempo e um bom tratamento para que o paciente possa se recuperar, e se você está passando por esse processo, existem exercícios na piscina que podem te ajudar.

O AVC pode deixar sequelas significativas na vida de uma pessoa, comprometendo aspectos que vão desde a capacidade motora até questões relacionadas ao estímulo tátil.

Os exercícios na água têm auxiliado no tratamento de inúmeros casos de AVC, ajudando pacientes a se recuperarem de forma muito mais rápida e a terem de volta sua vida cotidiana.

Vamos apresentar aqui alguns exercícios na piscina que podem ajudar você no processo de recuperação, tornando muito mais eficaz.

É importante ressaltarmos ainda que os exercícios na água são também uma indicação médica, tendo sua eficácia comprovada cientificamente.

Conheça a seguir os exercícios na piscina que podem beneficiar a sua recuperação, e que serão fundamentais durante esse tempo de retomada da sua vida.

Principais exercícios na piscina para AVC

Quando falamos sobre exercícios na piscina para recuperação após um AVC, o tratamento mais indicado é a hidroginástica, visto os resultados que esse tipo de exercício pode proporcionar.

A hidroginástica consiste em um conjunto de exercícios realizados dentro da piscina, os quais podem ter objetivos diversos, dependendo da questão que se pretende trabalhar.

Sendo uma atividade indicada também para as pessoas que estão se recuperando de um AVC, são realizados durante a hidroginástica exercícios que trabalham todos os membros do corpo.

Os exercícios realizados na água podem demandar um pouco mais de esforço físico, visto que a água irá apresentar uma certa resistência para a realização dos movimentos.

É essa resistência da água e o fato de ela não permitir que sejam causados impactos sobre as articulações do corpo que fazem dos exercícios na piscina os mais indicados para pessoas em recuperação de um AVC.

É grande o número de pessoas que, através da hidroginástica tem recuperado as funções do corpo, conseguindo assim realizar atividades que, depois do AVC, haviam se tornado muito mais difíceis.

Conheça a seguir um pouco sobre os benefícios que os exercícios na piscina podem proporcionar para uma pessoa que sofre AVC.

Benefícios da hidroginástica pós AVC

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a hidroginástica, vamos apresentar aqui os principais benefícios que os exercícios na piscina podem te proporcionar.

  • Recuperação do tônus muscular

Através da hidroginástica é trabalhada a força e o controle muscular, devolvendo à pessoa a capacidade de manter a postura ereta e de segurar objetos.

  • Trabalho da capacidade motora

A capacidade motora também é trabalhada nos exercícios na piscina, proporcionando um maior controle da mão para as atividades de coordenação motora fina e grossa.

  • Relaxamento

O relaxamento também é importante durante a recuperação do corpo, por isso, na hidroginástica são passados também exercícios para relaxar.

  • Estímulo da conexão neural

O estímulo da conexão neural é importante para que o corpo possa responder aos comandos do cérebro, devolvendo o controle voluntário dos movimentos.

  • Estímulo da percepção tátil

A percepção tátil diz respeito a sensibilidade do contato com os objetos, a qual pode ser prejudicada após um AVC, e que também é trabalhada durante os exercícios na piscina.

  • Estímulo da sensibilidade

Exercícios na piscina
3D render of a male figure with brain highlighted on virus cell background

A sensibilidade do corpo e dos movimentos também é trabalhada de modo geral, promovendo a recuperação da sensibilidade e do controle sobre o corpo.

Como você pôde perceber, os benefícios proporcionados exercícios na piscina são inúmeros, e fazem da hidroginástica uma atividade tão importante para quem está em processo de recuperação de um AVC. Acesse pratiquefitness

Sobre rafael

Veja Também

Franquia de academia a venda

Achar uma boa franquia de academia a venda pode não ser muito fácil, inegavelmente. A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *