Home / Hidroginástica / Hidroginástica para terceira idade

Hidroginástica para terceira idade

Vamos promover mais conhecimento a respeito da qualidade de vida que podemos alcançar como sociedade com a prática de hidroginástica para a terceira idade?

Este artigo é um convite para você refletir mais a respeito do que é importante: a saúde e qualidade de vida sob o ponto de vista da longevidade.

O envelhecimento é fatídico: não podemos evitá-lo, mas podemos envelhecer com mais qualidade e ainda que você seja jovem hoje, um dia não mais será!

E com certeza deve ter algum idoso que você conheça que pode se beneficiar muito e ter mais qualidade de vida sabendo mais e quem sabe praticando a hidroginástica para a terceira idade.

É preciso cuidar do corpo para envelhecer com mais qualidade de vida, mas não só isso – é preciso manter o corpo ativo mesmo sendo idoso! O ideal são atividades de pouco impacto sobre as articulações e estrutura óssea e é por isso que essa modalidade é a mais recomendada.

Especialistas e estudiosos da área da saúde e educação física estão cada vez mais recomendando a prática dessa atividade para quem está na terceira idade justamente para estimular o corpo e o cérebro e melhorar de saúde.

Muitas condições demandam atividade física que a idade avançada limita, e, na água, tudo isso muda de figura.

Entenda a seguir porque a prática de hidroginástica para a terceira idade é tão benéfica e pode transformar vidas:

O que é hidroginástica

Hidroginástica consiste em praticar exercícios aeróbicos para ambos os membros superiores e inferiores, a ainda, trabalhar todo o corpo, como em uma aula de ginástica de academia – só que dentro da água.

Pratica-se polichinelos, saltos, caminhadas com avanço resistido, e muitos outros exercícios que se assemelham a uma aula de ginástica normal, porém com a vantagem de ser realizada dentro da água.

A água absorve o impacto que esses exercícios de um modo ou de outro causam nas articulação e nos ossos. Por isso, a hidroginástica para a terceira idade é fantástica: ela corresponde à demanda que esses idosos tem em prevenir o impacto em suas articulações que já sofrem prejuízo pela idade avançada.

Além disso, ela estimula os movimentos e o fortalecimento dos músculos, garantindo mais vigor e mobilidade – e também melhora a postura, que tende a encolher com os anos, e promove mais saúde e disposição.

Tanto homens como mulheres podem praticar e mesmo quem não sabe nadar pois a prática não envolve submersão e exercícios de natação.

É realizada na área rasa da piscina onde a água bate no máximo até os ombros.

Hidroginástica para idosos, por que os especialistas recomendam

Como mencionamos brevemente acima, a hidroginástica para a terceira idade é muito recomendada pelos especialistas justamente pelo seu potencial de promover mais saúde, condicionamento físico, perda de peso e fortalecimento, sem prejudicar o corpo, já mais fragilizado, desses idosos.

Além disso, estimula o convívio social o que gera mais saúde mental pois pessoas em idade avançada tendem a ter menos atividade social e isso pode implicar em tristeza, sentimento de invalidez e depressão – o que é muito triste, não é mesmo?

Onde praticar hidroginástica em Belo Horizonte e região

Na Pratique Fitness, a maior e mais especializada rede de academias de BH e região, você não só encontra a melhor estrutura pelo melhor preço, mas também a melhor equipe e ambiente para se exercitar!

A Pratique Fitness se preocupa não só com o seu físico, mas também sua saúde e qualidade de vida.

Confira a aula de hidroginástica para a terceira idade da Pratique e os melhores planos para a sua rotina e orçamento.

Sobre rafael

Veja Também

Hidroginástica em dupla – é possível?

A hidroginástica em dupla é uma experiência diferente das aulas tradicionais de hidroginástica, as quais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *